Uma das melhores coisas de uma viagem é o planejamento. É aquele período em que você descobre lugares, sonha em estar lá, recebe dicas, enfim, fica na expectativa !
Venho de 3 anos de viagens muito bacanas, 2009 (O Brasil de avião - Passaporte Azul - Porto Alegre, Manaus, Salvador, Floripa e Garopaba) , 2010 (Rio x Carolina -MA x Lençóis Maranhenses x São Luiz - MA , numa moto 125 cc) e 2011 (Rio x Mendoza - AR x Pucón - Chile , subindo o vulcão VillaRica, fui de Ténéré 250 cc) , e em 2012 tive que sossegar, por motivos pessoais.
Acontece que, como diz a amiga Edmara reis, "Viajar é um vício" ! E tá certa mesmo !
Então, para 2013 , to iniciando o planejamento de uma viagem de moto pela Europa. Mas peraí, prá lá não tem ponte ! rsrsrs É, mas surgiu a oportunidade de pegar emprestada a moto de um amigo que mora em Porto - Portugal, o Mau Mau Mello . Se tudo der certo, e ele não vender a moto até lá, tá garantida a motoca para essa viagem !
A moto
Bem, uma das coisas mais importantes numa viagem é a moto. E a moto que tá disponível é uma R6 da Yamaha. Apesar de não ter experiência com motos esportivas, e todo mundo falar que cansa em longas viagens, é o que há para esta viagem ! E gostei muito, pois dá prá ir "mais rapidinho" rsrsr ! É uma moto de 129 CV, bem diferente da minha. Só comparando, a moto que eu fui pro Maranhão tinha 12,5 CV , e a que eu fui pro Chile, 22 CV. Agora vou montado numa cavalaria inteira !! rsrsrs
Prá quem não conhece, é essa máquina aí embaixo :
Moto Yamaha YZF-R6
Motor
Tipo: 4T, 4 cilindros, refrigeração por líquido
Distribuição: DOHC, 16 válvulas
Cilindrada: 599 cc
Diâmetro x curso: 67 x 42,5 mm
Potência declarada: 129 (135) cv /14500 rpm
Binário declarado: 6,7 kgm / 11000 rpm
Ignição: electrónica digital
Alimentação: injecção electrónica
Arranque: eléctrico
Embraiagem: multidisco em banho de óleo
Caixa: seis velocidades
Transmissão secundária: por corrente
Motor
Tipo: 4T, 4 cilindros, refrigeração por líquido
Distribuição: DOHC, 16 válvulas
Cilindrada: 599 cc
Diâmetro x curso: 67 x 42,5 mm
Potência declarada: 129 (135) cv /14500 rpm
Binário declarado: 6,7 kgm / 11000 rpm
Ignição: electrónica digital
Alimentação: injecção electrónica
Arranque: eléctrico
Embraiagem: multidisco em banho de óleo
Caixa: seis velocidades
Transmissão secundária: por corrente
Ciclística
Quadro: dupla trave em alumínio
Suspensão dianteira: forquilha invertida de 41 mm, com 120 mm de curso, totalmente regulável
Suspensão traseira: monoamortecedor de acção progressiva com 130 mm de curso, totalmente regulável
Travão dianteiro: 2 discos de 310 mm assistidos por pinças de quatro pistões de fixação radial
Travão traseiro: disco de 220 mm assistido por pinça de pistão simples
Roda dianteira: 120/70-17"
Rodas traseira: 180/55-17"
Quadro: dupla trave em alumínio
Suspensão dianteira: forquilha invertida de 41 mm, com 120 mm de curso, totalmente regulável
Suspensão traseira: monoamortecedor de acção progressiva com 130 mm de curso, totalmente regulável
Travão dianteiro: 2 discos de 310 mm assistidos por pinças de quatro pistões de fixação radial
Travão traseiro: disco de 220 mm assistido por pinça de pistão simples
Roda dianteira: 120/70-17"
Rodas traseira: 180/55-17"
Peso e dimensões
Comprimento: 2060 mm
Distância entre eixos:. 1380 mm
Altura do assento: 850 mm
Capacidade do depósito: 17,3 litros
Peso (ordem de marcha): 166 kg (seco)
Comprimento: 2060 mm
Distância entre eixos:. 1380 mm
Altura do assento: 850 mm
Capacidade do depósito: 17,3 litros
Peso (ordem de marcha): 166 kg (seco)
O roteiro
Esse roteiro fiz na orelhada, baseado nas cidades e países que sempre quis conhecer. Mas não é definitivo, ao longo do planejamento posso mudar se vier algo mais interesante !
Pois bem, o roteiro é mais ou menos o seguinte :
Porto x Barcelona - 1.150 kms - como é o primeiro dia de viagem, pensei em dar essa esticada, visto que no ano passado fiz Palmeiras - PR x RJ , 960 km, numa moto 250 e com um monte de serra no meio, acho que não terei problemas em fazer uma quilometragem um pouco maior.
Barcelona(Espanha) x Principado de Mônaco - 683 km
Principado de Mônaco x Roma(Italia) - 678 km
Roma(Italia) x Vienna(Austria) - 1.100 km (dependendo da Geografia , pode ser feito em 2 dias)
Vienna(Austria) x Munich(Alemanha) - 430 km
Munich (Alemanha) x Bern (Suíça) - 434 km
Bern (Suíça) x Frankfurt (Alemanha) - 423 km
Frankfurt (Alemanha) x Berlin (Alemanha) - 548 km
Berlin (Alemanha) x Amsterdan (Holanda) - 653 km
Amsterdan (Holanda) x Paris (França) - 511 km - Com meu cunhado morando em Paris a partir de agosto de 2012 , vou poder ficar mais tempo baseado na cidade, inclusive deixar a moto lá e ir de Trem-Bala para Londres.
Paris x Londres x Paris - percurso feito de trem
Paris x Dune de Pyla x Bordeaux - 632 km
Bordeaux x Porto - 992 km
Calculo a quilometragem total em mais ou menos 9.000 km, terei 30 dias para fazer isso. Dá prá ter pelo menos 1 dia livre completo em cada cidade, e nos trechos menores, de 400 ou 500 km, a parte da tarde desse dia de viagem também.
É isso. Dicas serão muito bem vindas, e agradeço ao pessoal da Comunidade Viagens de Moto América do Sul (VMAS) pelas dicas iniciais !!!
Nossa, fiquei honrada com a citação acima! Sim, viajar é realmente um vício, pois a gente sai de uma viagem planejando outras. No meu caso é tão grande que quando vira o ano eu já sei o que fazer em todos os meus feriados.
ResponderExcluirAmei o roteiro e adoraria ir junto! No entanto, desde já teria que abrir mão das viagens deste ano já por aqui. hauhsauhsuahsuahusahu
Quem sabe não rola????
Aproveita que meu irmão estará lé em Paris...quem sabe não estarei por lá tb na casa do meu mano!!!
ResponderExcluir